Windows 10 está lento? Confira 10 dicas para melhorar o desempenho do PC

1. Transparência

O Windows 10 vem padrão com o menu Iniciar, lista de tarefas e inventário transparente para trabalhar com um layout mais bonito e moderno. Isso pode tornar o seu PC um pouco mais lento. Para desativar esse efeito, vá para Configurações e escolha Cores no Início, desative o menu Iniciar, Tarefas e Centro de ações transparentes. A mudança será mínima, mas pode ajudar.

 

2. Efeitos Visuais

Vá para “Sistema” e depois “Configurações Avançadas do Sistema”. Clique na guia Avançado e, em Desempenho, desative os efeitos visuais.

3. Desativar programas que inicializam ao mesmo tempo que o PC

Vá para “Gerenciador de Tarefas” e desative todos os programas que você desejar, na guia “Inicializar”. Isso tornará seu computador muito mais rápido.

4. Encontre e resolva problemas

O Windows 10 já inclui um guia que promete resolver a maioria das desvantagens. Abra o Painel de controle e selecione Segurança e manutenção. Em seguida, clique em “Solucionar problemas comuns do computador”.

5. Reduza o tempo de inicialização

Quando você liga o PC, o menu de inicialização aparece alguns segundos antes do carregamento do sistema. Acontece que você pode diminuir a velocidade desse tempo. Para fazer isso, abra “Painel de Controle”, depois “Opções do sistema” (Avançado) em “Sistema” (Propriedades do sistema). Em Iniciar e Restaurar, clique em Configurações e altere a hora.

6. Cancelar notificações de dicas do sistema

Vá para “Configurações”, depois “Notificações e ações”. Agora, basta desativar a opção “Obter dicas, truques e sugestões de como usar o Windows”.

7. Desinstale programas desnecessários

Você só tem a ideia dos programas desnecessários em seu computador quando você vê a lista no Painel de Controle. Para executar uma operação de limpeza desse tamanho, vá para “Painel de Controle” e selecione “Programas e recursos” selecione na lista os que deseja excluir, com o botão direito do mouse. Em seguida, clique em “Desinstalar”.

8. Execute uma limpeza de disco

Este procedimento pode melhorar (e muito) o desempenho do seu computador, além de liberar espaço no HD.

9. Menos energia

Abra o “Painel de Controle” e selecione “Hardware e som”. Em seguida, clique em “Opções de energia” e selecione “Balanced”.

10. Reinicie o computador

Depois de configurar tudo, reinicie o PC para que as alterações sejam feitas.