Veja como recuperar dados do HD externo “morto” com este simples truque!

Por mais cauteloso que você seja com um HD externo, sempre haverá riscos de erro: devido a um defeito do fabricante, certos vírus ou várias outras situações. Muitas vezes, o problema só pode ser resolvido com uma entrevista profissional, mas há um truque que pode ser feito direto de sua casa: abrindo o próprio dispositivo.

Falhas na ponte

Se o seu HD externo estiver praticamente “morto”, pode haver um erro na placa de ponte responsável pela comunicação entre o USB, FireWire, Thunderbolt e SATA nativo.

Quando este erro ocorre, o problema é apenas na matriz; A unidade interna ainda pode está intacta. Para você tentar corrigir e verificar, se este é for caso, você deve remover a unidade e conectá-la em um computador desktop ou laptop por um controlador SATA. Se você quiser manter o teste externamente e não quiser incluir seus computadores, você pode simplesmente comprar um novo gabinete apenas pra esse objetivo.

Abra e explore seu Drive

Para remover uma unidade, você deve retirar os parafusos e as demais peças de plástico, por exemplo, até chegar ao disco rígido. Antes de fazer isso, lembre das instruções do fabricante e esteja ciente que este processo pode encerrar a garantia do produto.

Tente usar ferramentas que não destroem seu dispositivo, como facas de cozinha e chaves pequenas da sua caixa de ferramentas. Tenha em mente que muitas vezes não é a força que faz você abrir seu HD, mas sim o cuidado.

Após a remoção, você deve conectar a unidade em um PC. Consiga um cabo SATA e conecte-o à porta SATA. Em seguida, ligue o seu PC para ver se a unidade está funcionando. Se estiver, ele girará e será exibida no Windows Explorer.

Se isso não acontecer, o problema é infelizmente maior e você precisa recorrer a um especialista para descobrir o que aconteceu e TENTAR restaurar seus arquivos.