Como fazer um currículo profissional no Word

O Word é um dos programas mais utilizados no mundo e não é necessário de muitas pesquisas para confirmar isso. Afinal, ele está sempre presente no trabalho, na escola, na universidade, entre outros ambientes. O estranho é que ele tem inúmeras opções, mas muitos são ignorados ou esquecidos.

Entre as várias aplicações do Word está a criação de currículos. No seguinte tutorial, você aprenderá como criar formas, campos de texto, estilos e muito mais. Ou seja, irá aprender de fato a fazer um currículo profissional.

Criando as formas

1 – Abra um arquivo vazio e, no menu, selecione Inserir > Formas e selecione o retângulo.

2 – Desenhe um retângulo de 19 cm de comprimento e 5 cm de largura.

3 – Quando o retângulo é selecionado, uma guia chamada “Ferramentas de Desenho” aparece no topo. Em “Estilo de Forma”, selecione a cor de preenchimento da forma. Não se esqueça de escolher cores suaves e claras, que também podem ser repetidas no contorno.

4 – Em “Efeitos de forma”, selecione “Sombra” e a primeira opção “Sombra externa”, chamada “Deslocamento inferior direito”. Clique fora do retângulo para visualizar a tonalidade.

5 – Agora no layout, vá para “Quebra de texto automática” e clique em “Alinhado com o Texto”.

6 – Quando você clica no retângulo, você verá um ícone à direita. Clique e selecione as opções “Em frente ao texto” e “Corrigir a posição na página”.

Criar um campo de texto

1 – Para criar a caixa de texto, clique em Inserir > Caixa de texto.

2 – Um menu deve ser aberto com opções para a posição da caixa. Escolha o seu layout preferido. Você deve então arrastar o retângulo criado anteriormente para a caixa de texto.

3 – No menu Formatar, altere os efeitos de preenchimento, esboço e forma, removendo todas as cores. Assim, a caixa será completamente transparente e exibirá apenas o texto a ser inserido.

4 – Use a caixa para inserir suas informações, redes sociais ou habilidades e colocá-lo no retângulo criado durante a primeira etapa.

Crie um novo estilo

1 – Clique em qualquer lugar na caixa de texto para abrir o menu de formatação para o seu desenho.

2 – Vá para Estilos > Novo Estilo e crie um nome.

3 – Em “Tipos de Estilo”, selecione “Parágrafo”. No campo a seguir, é possível escolher um estilo existente como base do seu nome, importando outras fontes, parágrafos, etc. Selecione a opção “Normal”.

4 – Você sempre pode personalizar seu estilo com a opção “Formatação”. Uma vez que você criou e nomeou, ele já estará disponível na lista de estilos que você pode usar assim que precisar.

Criando os títulos

Se o seu currículo tiver mais de uma página, você precisará de um cabeçalho em cada um deles para que o empregador não perca a ordem. Hoje, não é necessário criar títulos com informações sobre o nome, endereço, cidade e país. Basta colocar seu nome e sua profissão.

1 – Em “Inserir”, clique em “Cabeçalho” e selecione um modelo completo.

2 – Digite o número da página, seu nome e cargo ou o cargo para o qual você está se candidatando.

3 – Na próxima etapa, crie um estilo para salvar seu cabeçalho.

Inserir desenhos de subtítulo

1 – Insira pelo menos duas linhas de texto para verificar exatamente como estão as margens do seu documento. Agora, clique em “Inserir” > “Formas” e selecione o retângulo. Desenhe a forma do mesmo tamanho que as duas linhas que você escreveu.

2 – Depois de ter personalizado suas preferências, clique no retângulo novamente e escolha “Layout” e então selecione “Quebra de texto automática” e fechar.

Crie caixas de texto para o subtítulo

1 – Clique no botão Inserir > Caixa de Texto e selecione o layout “Caixa de texto simples”

2 – Agora remova a cor de preenchimento e a linha de contorno feito antes.

3 – Use esta seção para escrever sobre seus estudos. Digite “Educação” na caixa e organize o tamanho para corresponder ao retângulo criado na etapa anterior.

4 – Selecione a palavra “Educação” e escolha o estilo “Subtítulos”. Em seguida, clique em “Formatar” e, em logo depois, clique em “Fonte”. Personalize e clique em “Ok”.

O resultado pode ser visto na imagem do tópico anterior.

5 – Repita o processo criando duas caixas de texto para os retângulos: uma chamada experiência e outra “Certificados”.

Claro, este modelo é apenas uma sugestão, mas agora que você já conhece os truques, use sua imaginação!